2️⃣0️⃣1️⃣9️⃣ já começou e nós estamos trazendo NOVA TECNOLOGIA para os profissionais e seus pacientes.
Desenvolvido pela P3DMed e incorporado aos laboratórios Dasa, nova tecnologia para soluções de imagens diagnósticas tridimensionais (3D) com realidade aumentada, traz proposta, inédita no Brasil, visando proporcionar uma melhor apresentação e compreensão dos órgãos e de eventuais doenças com imagens que serão impressas em laboratórios próprios e parceiros, para a confecção de guias cirúrgicos, com realidade virtual aumentada.
Leia a matéria publicada pelo jornal O Globo:
Proporcionar os melhores resultados de exames para pacientes e médicos já é marca registrada da Dasa. Em 2018, o Delboni, um dos laboratórios da marca, implantou um novo modelo dos laudos que adota cores em layouts comparativos e em mapas de calor – tudo pensado para priorizar as informações e apresentar os dados de maneira moderna, compreensível e amigável ao paciente.
Agora, para o próximo ano, a Dasa volta a inovar oferecendo soluções de imagens diagnósticas tridimensionais (3D) com realidade aumentada. A proposta, inédita no Brasil, visa proporcionar uma melhor apresentação e compreensão dos órgãos e de eventuais doenças com imagens que serão impressas em laboratórios próprios e parceiros, para a confecção de guias cirúrgicos, com realidade virtual aumentada.
“O software captura imagens tridimensionais feitas em exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, e as disponibiliza para os pacientes e médicos por meio de um aplicativo, que permite sua visualização no smartphone, tablet ou computador”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.
Ao disponibilizar os exames citados por meio de modelos tridimensionais coloridos e em camadas superponíveis ou removíveis, a Dasa facilita não apenas o entendimento dos médicos, mas também a compreensão da maioria dos pacientes, que poderá visualizar de forma mais palpável os resultados dos seus exames de imagem.
“Um dos pontos principais dessa novidade é o planejamento cirúrgico. Quando o médico tem acesso a um modelo tridimensional, ele passa a ter uma noção melhor de onde está um tumor, por exemplo. E ao conseguir levar essa imagem 3D para a sala cirúrgica, é possível projetá-la no paciente durante um procedimento feito com o uso de um robô, permitindo que o cirurgião tenha melhor noção de profundidade”, afirma Leonardo Vedolin, diretor radiologia e diagnóstico por imagem da Dasa.
Desenvolvido pela startup P3DMED/M3DMIX e incorporado aos laboratórios Dasa, a nova tecnologia também pode ser utilizada na realização das angiotomografias, para a visualização de estruturas vasculares como a aorta, coração e guias ortopédicas, sendo possível imprimir os modelos em resina, permitindo que o médico treine com a peça o passo a passo do procedimento cirúrgico.
“Cirurgiões vivem em mundo tridimensional e nós radiologistas em um mundo de cortes seccionais. A imagem tridimencional com realidade virtual aumentada nos une em um entendimento de melhor abordagem cirúrgica, com maior benefício para os pacientes., complementa Roberto Domingues, diretor médico de radiologia e diagnóstico por imagem da Dasa no Rio de Janeiro, salientando que a customização das imagens será acrescentada ao exame de rotina, sem ônus aos pacientes.
Os primeiros laboratórios da Dasa a usufruírem da tecnologia de imagens diagnósticas tridimensionais (3D) com realidade virtual aumentada são Alta Excelência Diagnóstica (RJ e SP), Delboni (SP), CDPI e Multi-Imagem (RJ), Image (BA) e Exame (DF).
Link completo da matéria: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/saude-e-inovacao/novos-laudos-de-imagem-dos-laboratorios-dasa-apostam-no-3d-23297664
Comments