Segundo o site PEBMED
A Cleveland Clinic reuniu mais de 100 médicos e pesquisadores para escolherem as 10 tecnologias mais promissoras para 2017, com potencial de transformar os cuidados com a saúde. Veja a lista:
1) O microbioma:
O microbioma é composto de trilhões de bactérias úteis que fazem uma “casa” dentro do intestino humano. Recentes descobertas revelaram o poder do microbioma para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. O setor de saúde, em breve, estará focando seus recursos para abordar o potencial de novas terapias, diagnósticos, probióticos e outros produtos.
2) Drogas para diabetes que reduzem doenças cardíacas e morte:
Adultos com diabetes são duas vezes mais propensos a terem doença cardiovascular (DCV) ou AVC. Metade dos pacientes com diabetes tipo II morrerão por DCV. Dois novos medicamentos recentemente aprovados para tratar a diabetes, o liraglutide (victoza) e o empagliflozina (jardiance), mostraram-se promissores na redução dessas complicações cardíacas.
3) Terapia CAR-T para a leucemia e linfoma:
Usando um novo método chamado receptores quiméricos de antígeno – terapia de células T -, os médicos estão agora recrutando as células imunes dos próprios pacientes na luta contra a leucemia e linfoma. As células T de um indivíduo são removidas e geneticamente modificadas para procurar e destruir células cancerosas, e, então, re-infundidas por via intravenosa.
4) Biópsia líquida para rastreio do câncer
A biopsia líquida é capaz de identificar fragmentos de DNA de tumores na corrente sanguínea e indicar sua presença antes mesmo destes se tornarem visíveis, em uma fase em que podem ser bloqueados. O exame pode ajudar a entender como os tumores mudam para vencer os tratamentos existentes ou ajudar a identificar os estágios iniciais da doença.
5) Recursos automáticos de segurança para o carro
Sistemas de aviso de colisão, controle de direção adaptável, assistência de faixa e alertas de tráfego são algumas das inovações para os próximos anos, com potencial para reduzir ainda mais os acidentes de carro fatais.
6) Recursos de interoperabilidade
Desenvolvido pela Fast Healthcare, o FHIR é uma especificação de interoperabilidade que pode atuar como um tradutor para prontuários eletrônicos que não se comunicam bem entre si.
7) Cetamina para a depressão resistente ao tratamento
Para um terço das pessoas com depressão, nem terapia ou medicação é eficaz. Cetamina, que já foi usada de forma ilícita como alucinógeno, melhora os sintomas rapidamente para a maioria destes pacientes, de acordo com estudos iniciais (cerca de um dia para 70% dos participantes testados). Nos EUA, a cetamina vem sendo administrada para casos graves, em emergências psiquiátricas, onde há risco de suicídio.
8) Visualização 3D e realidade aumentada para cirurgia
Câmeras 3D estão ajudando cirurgiões e suas equipes a terem uma visão melhor. A tecnologia amplia o campo de visão e permite que todos na sala de cirurgia possam ver o que está acontecendo em três dimensões. Veja abaixo:
9) Teste de HPV auto-administrado
O HPV infecta, aproximadamente, 80% das mulheres sexualmente ativas, causando quase 250 mil mortes por ano. Cerca de 85% dessas mortes acontece em países em desenvolvimento, onde o acesso a exames e tratamento é limitado. Pensando nisso, cientistas desenvolverem kits de testes de HPV auto-administrados, que podem chegar a qualquer um em todas as partes do mundo.
10) Stents bio-absorvíveis
E se o stent pudesse simplesmente desaparecer depois de ter feito seu trabalho? O stent bioabsorvível possibilita a desobstrução da artéria coronária sem implante metálico permanente, pois todo o sistema é bioabsorvível. Estudos indicam que a nova prótese também reduz a dor no peito após a cirurgia.
Para saber mais sobre tecnologias revolucionárias na medicina acesse: http://m3dmix.com/
Comments