Segundo a Associação Americana do Coração, a doença cardiovascular é a principal causa de morte no mundo, contabilizando mais de 17,3 milhões de mortes por ano, um número que deverá crescer para mais de 23,6 milhões em 2030.
Médicos do Instituto Jacobs, um novo Centro de Excelência designado e suportado pela Stratasys, a Universidade do Centro de Pesquisa Clínica e Translacional de Buffalo (CTRC) e o Instituto Vascular de Kaleida Health em Buffalo, Nova York, têm dependido das soluções de impressão 3D PolyJet da Stratasys para desenvolver planos de tratamento para problemas vasculares potencialmente fatais como aneurismas, acidentes vasculares cerebrais e coágulos sanguíneos. Além de produzir modelos exatos para corresponder especificamente a um paciente, as Impressoras 3D da Stratasys são usadas também para criar peças para treinamentos médicos e para desenvolver ensaios clínicos para novos protocolos de tratamento.
“Nós usamos a tecnologia e materiais de impressão 3D para criar um ambiente vascular realista que não é alcançável de outra maneira”, disse Mike Springer, diretor de Operações e Empreendedorismo do Instituto Jacobs.
Este modelo de testes vascular impresso em 3D permite que os designers e engenheiros de dispositivos médicos consigam feedback valioso sobre o desempenho do dispositivo./caption]
Como os Modelos São Criados Com Impressão 3D
A Vascular Simulations pode criar um modelo a partir do exame de um paciente em aproximadamente duas semanas, recriando qualquer geometria desejada. O software de processamento de imagens médicas em 3D converte dados de imagem como tomografias ou ressonâncias magnéticas, e seções irrelevantes são aparadas. Qualquer modificação no design poder ser implementada conforme necessário, baseado no usuário final e no design do modelo específico. O modelo final é impresso em 3D em ABSplus usando uma Impressora Stratasys Dimension Elite 3D. Depois de alisar a superfície do modelo para minimizar as imperfeições no produto final, revestimos o modelo impresso com silicone. Nesse ponto, o modelo ABS é dissolvido, deixando a versão de silicone do modelo.
Imagens de paciente (A) são digitalmente traduzidos em um modelo tridimensional (B). Após a aparagem, permanecem apenas os vasos relevantes (C). Saídas e entradas artificiais são criadas para adaptarem-se ao sistema de fluxo (D).
A impressora Stratasys Dimension Elite cria moldes personalizados que podem ser revestidos com silicone para tornarem-se compatíveis com réplicas de vasos reais.
Eventualmente, com melhor formação e treinamento, mais pacientes terão um benefício direto em sua qualidade de vida.
Fonte: Stratasys Jun 28, 2016.
Blog LWT Jun 6, 2016.
Quer saber mais sobre a tecnologia de impressão 3D Acesse http://www.prototipos3d.com.br
Comments